Jaguar F-Type, um novo roadster em Nova York

Modernos 05 Abr 2012

Jaguar F-Type, um novo roadster em Nova York

O novo Jaguar F-Type acaba de ser apresentado em Nova York, numa comunicação do Diretor Global da marca inglesa – Adrian Hallmark. “O principal apelo dos automóveis da Jaguar reside no seu coração desportivo, e esse coração vai bater mais forte do que nunca no F-Type. O seu desenvolvimento é uma representação expressiva da confiança e ambição da marca Jaguar, e o desejo dos nossos engenheiros e equipa de design para produzir um líder mundial num segmento de mercado que estivemos ausentes por muito tempo. Mas não por mais tempo – o F-Type está a chegar”. Foi com estas palavras eloquentes que Hallmark se dirigiu à imprensa mundial para apresentar o novo modelo da Jaguar.
Baseado no protótipo C-X16 apresentado no ano passado no Salão Automóvel de Frankfurt, este roadster de dois lugares contará com uma nova família de motores, também anunciada na mesma ocasião. “A reação em Frankfurt foi tão positiva que acelerámos o seu desenvolvimento” acrescentou. A Jaguar optou assim por avançar com este anúncio no Salão Internacional do Automóvel de Nova York, enquanto divulgava um curto filme do carro, devidamente camuflado, a recorrer um circuito em Inglaterra. As reacções positivas não se fizeram esperar, nomeadamente ao som do motor. Lembramos que o referido protótipo C-X16 estava equipado com um avançado sistema híbrido em que um moderno V6 de 3 litros comprimido, de 380 cv e 450 Nm, era associado a um motor eléctrico de 95 cv e 235 Nm – que entrava em acção pelo toque de um botão no volante –, capaz de o catapultar dos 0 aos 100Km/h em 4,4 segundos e de uma velocidade máxima a rondar os 300Km/h.
Com os conhecimentos e experiência adquiridos pela Jaguar no desenvolvimento e construção de chassis e carroçarias em alumínio, será fácil imaginar que será este o material de eleição para este F-Type. Embora apresentado agora com uma carroceria aberta, é bastante provável a adopção futura de uma carroceria Coupé, face à oferta dos seus concorrentes mais directos.
“O desenvolvimento tecnológico do F-Type centrou-se em intensificar o nível de recompensa dinâmica na experiência de condução. Estamos entusiasmados com os progressos realizados até agora e ansiosos por demonstrar o que conseguimos realizar”, explicou ainda Ian Callum, o veterano Director de Design da marca. Este novo Jaguar F-Type encontra-se já numa fase final de teste em estrada aberta, com os protótipos já a sair da fábrica de Castle Bromwich, perto de Birmingham, em Inglaterra, onde será produzido.
Ficou a promessa da divulgação de informação mais pormenorizada para o final de 2012.
O Salão Internacional do Automóvel de Nova York decorre de 6 a 18 do corrente mês no Jacob Javits Center, em Nova York.
Mais informação em www.jaguar.com

Texto: Jornal dos Clássicos
Imagens: Jaguar Cars

Classificados

Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube