Ferdinand Alexander Porsche morre aos 76 anos

Arquivos 05 Abr 2012

Ferdinand Alexander Porsche morre aos 76 anos

Ferdinand Alexander Porsche, o designer criador do Porsche 911 e neto de Ferdinand Porsche – o célebre engenheiro alemão que originou a célebre marca de automóveis desportivos de Estugarda – morreu hoje em Salzburgo, aos 76 anos.
Sendo o primeiro filho de Ferry Porsche – o homem que efectivamente deu início à produção de automóveis com o nome da família –, a infância de Ferdinand Alexander Porsche, conhecido como “Butzi”, foi muito influenciada pelos automóveis, já que passava muito tempo nos oficinas do seu avô. Após concluir os seu estudos na prestigiada Ulm School of Design, em 1958, juntou-se ao atelier de engenharia do que era então a Dr. Ing. h.c. F. KG Porsche. Aí provou de imediato o seu grande talento para o design ao esculpir o primeiro modelo de um sucessor para o 356. Em 1962, assumiu a direção de design da Porsche, onde criou, posteriormente, o 911 – um modelo que despertou um autêntico furor em todo o mundo e que se tornou um ícone no segmento dos carros desportivos, cuja forma clássica intemporal sobrevive até os dias de hoje, naquela que é já a sua sétima geração. Mas embora o seu grande triunfo tenha sido o desenvolvimento do 911 coupé e Targa, Ferdinand Alexander Porsche trabalhou também na concepção de modelos de competição dos anos 60, como o 804 de Fórmula 1, de 1962 – que deu à marca as duas únicas vitórias em Grandes Prémios desta categoria – e o Porsche 904 GTS, de 1963, oficialmente designado Carrera GTS, e hoje considerado um dos mais belos carros de corrida de sempre.
Tal como com outros membros da família Porsche, Ferdinand Alexander deixou a atividade operacional na Porsche quando a companhia se transformou numa sociedade por ações e, em 1972, fundou o “Porsche Design Studio”, em Estugarda, cuja sede foi transferida para Zell am See, na Áustria, em 1974. Nas décadas que se seguiram, projetou vários acessórios como relógios, óculos ou canetas, que obtiveram reconhecimento global sob a marca “Porsche Design”. Em paralelo, com a sua equipa, projetou uma infinidade de produtos industriais, eletrodomésticos e bens de consumo ​​para clientes de renome internacional sob a marca “Design by FA Porsche”. Um conceito de design forte e claro identifica todos os produtos criados pelo seu estúdio de design. A sua convicção era de que “o design deve ser funcional e a sua funcionalidade tem que ser traduzida visualmente em estética, sem artifícios que tenham de ser explicados antes. Um bom design deve ser honesto.”
Matthias Müller, presidente e CEO da Porsche AG, prestou homenagem aos serviços de Ferdinand Alexander Porsche para o fabricante de veículos desportivos: “lamentamos a morte de nosso parceiro, Ferdinand Alexander Porsche. Como o criador do Porsche 911, estabeleceu uma cultura do design na nossa empresa, que moldou nossos carros desportivos até aos dia de hoje. A sua filosofia de um bom design é um legado para todos nós, que será honrada para sempre”.

Texto: Jornal dos Clássicos
Imagens: Porsche



PARTILHAR:

Deixe um comentário

Please Login to comment