DeltaWing com motor Nissan mostrado em Sebring

Modernos 19 Mar 2012

DeltaWing com motor Nissan mostrado em Sebring

Foi este fim de semana que a Nissan mostrou o DeltaWing, agora pintado de negro, no circuito americano de Sebring, integrado da prova de 12 horas. A grande novidade, divulgada em Londres na passada terça-feira, foi o fornecimento pela Nissan do motor de quatro cilindros 1.6 DIG-T turbo, com injecção directa a gasolina, desenvolvendo cerca de 300 cv de potência. Como já tinha sido anunciado, a participação na edição deste ano das 24 Horas de Le Mans é o desafio. O ACO – a entidade organizadora da prova – dá assim uma oportunidade a este projecto americano, de atingir novos níveis de eficiência, em condições de corrida reais, para além dos métodos de propulsão alternativos que têm vindo a ser avaliados – hibrido, biofuel e eléctricos.
Desenvolvido por Ben Bowlby e pela empresa All American Racers, do ex-piloto americano Dan Gurney, este DeltaWing contou também com o envolvimento de Dan Panoz, irá para as pistas sob a batuta de Duncan Dayton, através da sua equipa Highcroft Racing.
Com cerca de metade do peso de um automóvel de competição convencional – apenas 475kgs – este protótipo será o primeiro automóvel a ocupar a recém-criada “posição 56″, uma posição de largada extra destinada a veículos inovadores, fora da competição das outras classes. Como não se encontra em conformidade com os presente regulamento do campeonato, o Nissan DeltaWing irá correr com o número “0” e não contará para a classificação oficial.
A radical concepção triangular do veiculo e o seu baixo peso, aliado à ausência de ailerons, permite-lhe aumentar a sua eficácia aerodinâmica apresentando valores de resistência ao ar também cerca de 50% inferiores aos habituais para um veículo de competição.
A Michelin aliou-se também ao projecto, desenvolvendo um conjunto de pneus criados especialmente para o seu eixo dianteiro.
Para Andy Palmer, Vice-Presidente Executivo de Planeamento Global de Produto da Nissan, “este anúncio dá Nissan a oportunidade de se tornar parte de um projecto inovador do automobilismo, e que poderá moldar o futuro deste desporto. Com as regras do automobilismo de competição a tornar-se cada vez mais apertadas ao longo do tempo, os automóveis de corrida são cada vez mais semelhante e as tecnologias utilizadas têm cada vez menos relevância para o desenvolvimento dos automóveis normais do dia-a-dia. O Nissan DeltaWing pretende mudar isso e estamos muito satisfeitos por nos termos tornado parte deste projecto”.
Os primeiros dois pilotos Nissan DeltaWing a ser confirmados são o britânico Marino Franchitti e o alemão Michael Krumm.
As 24 horas Le mans realizam-se no próximo dia 16 de Junho.

Mais informações em www.deltawingracing.com

Texto: Jornal dos Clássicos
Imagens: Nissan

Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube