Versão de produção do Aston Martin V12 Zagato mostrada em Genebra

Modernos 10 Mar 2012

Versão de produção do Aston Martin V12 Zagato mostrada em Genebra

Alvo de atenção no salão automóvel que decorrem em Genebra está a ser também este Aston Martin V12 Zagato. Não que as suas formas constituam uma total novidade – uma vez que já tinha sido mostrado anteriormente noutras ocasiões – mas porque se trata da versão final de produção deste modelo exclusivo, que se assume como uma interpretação moderna do DB4GT Zagato de 1960.

Apresentado pelo Dr. Ulrich Bez, diretor e presidente da Aston Martin, este V12 Zagato é referido como “uma fabulosa comemoração” dos 50 anos de um dos maiores ícones da história automóvel – o DB4GT Zagato – um modelo que, pela sua raridade (apenas 20 unidades fabricadas) tem atingido em recentes leilões valores superiores a 4 milhões de libras. Apresentado no London Motor Show, em Outubro de 1960, tratava-se de um DB4GT aligeirado e melhorado pela Zagato em Itália, sob alçada do seu chefe de design Ercole Spada, naquele que foi o seu primeiro projecto para a empresa.

Desta feita, o V12 Zagato é uma edição especial de apenas 150 unidades, as suas linhas foram desenvolvidas por Marek Reichman em conjunto a empresa de design e engenharia automóvel de Milão, para “agitar os sentidos através da sua beleza sem esforço”.

Equipado com o mesmo motor de 12 cilindros em V da versão Vantage, com 5935 c.c., os 510cv desenvolvidos às 6500 rpm e os 570 Nm de binário máximo são transmitidos às rodas traseiras, através de uma caixa manual sequencial de seis velocidades. A marca britânica, com capitais kuwaitianos, anuncia uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 4,2 segundos e uma velocidade máxima de 305 km/h.

Artesanato hi-tech

Como referimos, este carro não representa uma total novidade, uma vez que foi inicialmente mostrado ao público em Villa d’Este, em Maio do ano passado tendo vencido na categoria para protótipos e “concept cars”. Algumas semanas mais tarde foram dois os V12 Zagato que participaram nas 24 horas de Nürbugring, com o próprio Ulrich Bez ao volante fazendo equipa com o gestor do projecto Chris Porritt.

Mais recentemente, esta versão de produção que é agora mostrada em Genebra, foi exibida no passado dia 16 de Fevereiro durante o Kuwait Concours d’Elegance, tendo recebido “consideravel interesse” por potenciais compradores, segundo responsáveis da marca.

Ainda nas palavras do Dr. Ulrich Bez, o V12 Zagato “está destinado a ser um dos mais cobiçados modelos da Aston Martin, ao longo dos seus 98 anos de história”. Para isso contribui a combinação “do artesanato tradicional com alta tecnologia e absoluta exclusividade”. Para o exterior, estão disponíveis apenas quatro cores, exclusivas para este modelo: Scintilla Silver, Alloro Green, Alba Blue e Diavolo Red.

Para o interior, a mistura de fibra de carbono e o couro negro pespontado a encarnado conferem um caris simultâneamente sensual e desportivo.

Com o chassis e a carroçaria produzidos quase totalmente em alumínio e fibra de carbono, o V12 Zagato será acabado à mão na fábrica de Gaydon, nas mesma instalações separadas da linha de montagem principal, onde é também montado o One-77.

Para mais informações consulte www.astonmartin.com

Texto: Jornal dos Clássicos

Imagens: Aston Martin

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube