Modernos • 05 Mar 2013
Modernos • 07 Mar 2012
Nova geração BMW M6 equipada com motores V8
Embora as fotos e informações oficiais da nova geração M6, já tivessem sido divulgadas no passado mês de Fevereiro, a BMW mostra agora, ao vivo no salão de Genebra, a variantes Coupé e Cábrio deste modelo ao público europeu.
Com dois cilindros a menos que a anterior geração, o novo M6 vem agora equipado com o mesmo motor V8 de 4,395 cc e 560 cv às 6000 rpm do actual M5, com um binário máximo disponível de 680 Nm desde as 1500 rpm. Este motor, que possui um duplo turbo compressor em sequência, injecção directa de alta precisão e o conhecido duplo controlo variável das válvulas Vanos, está acoplado a uma transmissão “Drivelogic” com 7 velocidades sequenciais, com de dupla embraiagem, com de selecção automática da relação dependendo da tracção, e função “Launch Control”, que permite obter acelerações dos 0 a 100 km/h em apenas 4,2 segundo, ou 4,3 segundos no caso da versão Cabrio. A velocidade de ponta está limitada, como habitualmente na marca, aos 250 km/h, mas pode subir aos 305 km/h se a opção o pacote M Drivers tiver sido adquirido.
E embora o débito superior de 53 cv face à geração anterior tenha sido conseguido, tanto os consumos com o as emissões de CO2 baixaram, apresentando agora o M6 um consumo médio combinado de 9,9 l/100 km para o Coupé e 10,3l/100 km para o Cábrio, enquanto que as emissões baixam agora para 232 g/km e 239 g/km, respectivamente. As estes valores que, segundo a BMW são inferiores em cerca de 30% face geração M6 anterior, não é certamente alheia a utilização da tecnologia integrada “Efficient Dynamics”, que inclui o sistema “Auto Start-Stop” e também um sistema de recuperação da energia, recolhendo a energia cinética libertada durante a travagem enviando-a para a bateria, devolvendo-a ao motor no momento da nova aceleração.
Novas linhas e novas opções
O novo BMW M6 conta com um chassis totalmente revisto, com controlo dinâmico do amortecimento VDC, controlo de estabilidade M Dynamic Mode, e um sistema de travagem com componentes mais leves. Em opção, e pela primeira vez, estão também disponíveis travões carbocerâmicos, cujo sistema foi renovado especificamente para este modelo, apresentando não apenas um peso inferior, como uma maior resistência ao desgaste.
A linhas exteriores da nova geração M6 são pautadas pelos detalhes como entradas de ar no pára-choques dianteiro para melhor arrefecer o duplo turbocompressor, as cavas das rodas maiores para acomodar o aumento de largura de 30mm e os dois pares de ponteiras de escape duplas. O tejadilho do Coupé é agora feito em plástico reforçado com fibra de carbono. No caso do Cábrio o destaque vai para o vidro vertical traseiro que agora pode ser baixado independentemente da capota.
O interior possui um equipamento muito completo, que incluiu a climatização automática de 2 zonas, bancos desportivos M com aquecimento e multi-ajuste, acabamentos em pele Merino e em fibra de carbono, head-up display, sistema de navegação BMW Professional com ecrã a cores de 10.2 polegadas, volante de dois raios em pele, com patilhas para comando da relações do motor e consola central específica com comandos M.
Mais informações em www.bmw.com
Texto: Jornal dos Clássicos
Imagens: BMW