“O mais potente Ferrari de estrada” foi apresentado hoje em Genebra

Modernos 06 Mar 2012

“O mais potente Ferrari de estrada” foi apresentado hoje em Genebra

Chama-se F12berlinetta e foi apresentado hoje por Luca di Montezemolo, no 82º Salão Automóvel Internacional de Genebra, como “o mais potente carro de estrada na história da Ferrari”. Esta designação é sem dúvida motivada pelo seu motor de 12 cilindros, dispostos num V a 65°, com 6262cc, colocado na posição dianteira-central, para uma distribuição de pesos de 46:54%. A distribuição variável, a injeção direta e construção em materiais leves e ultra-modernos, são factores decisivos no desenvolvimento de cada um dos seus 740cv às 8700 rpm e aos 690 Nm de binário máximo às 6000 rpm. Refira-se que cerca de 80% deste binário está disponível desde as 2500 rpm. Segundo o presidente da Ferrari, “este é primeiro de uma nova geração de motores de 12 cilindros, com uma arquitectura completamente nova, os melhores materiais, componentes e sistemas de controle”. O F12berlinetta está equipado com uma transmissão de sete velocidades de dupla embraiagem (de raports mais curtos) e diferencial eletrónico herdados da Fórmula 1, que possibilita uma vertiginosa aceleração dos 0 aos 100 km/h em 3,1 segundos bem como chegar aos 200 km/h em nuns escassos 8,5 segundos. Segundo o construtor, a velocidade máxima será superior aos 340 km/h. No circuito de testes de Fiorano, o F12berlinetta cumpre a sua volta mais rápida em apenas 1m23s, o tempo mais curto de sempre para qualquer modelo de estrada de Maranello.
Ainda segundo Luca di Montezemolo, o grande esforço da Ferrari foi centrado na redução dos consumos, em cerca de 30%, mas aumentando a performance do modelo e sobretudo “melhorando a capacidade de colocar todos os cavalos no asfalto”.
Os consumos anunciados são de 15l/100 km e 350 gr/km de emissões de CO2, motivados também por uma redução do peso na ordem dos 70kg em relação ao modelo que este F12berlinetta vem substituir – o 599 GTB.
As formas deste F12berlinetta são obra de Flavio Manzoni, no seu o primeiro projecto de como líder do departamento internacional de design da Ferrari, bem como de um regresso à parceria com Pininfarina.
Para mais informações consulte www.ferrari.com

Texto: Jornal dos Clássicos
Imagens: Ferrari

Classificados

Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube