Eventos • 11 Jul 2013
Eventos • 02 Mar 2012
24ª Techno-Classica em Essen de 21 a 25 de Março
É já perto do final deste mês que se vai realizar mais uma edição daquela que é considerada a maior feira do seu género em todo o mundo: a Techno-Classica de Essen. Esta edição de 2012 promete ainda mais atrações e mais expositores que nos anos anteriores. Com todos os 1200 stands ao longo dos 20 pavilhões de exposição totalmente esgotados (bem como todas as áreas de exposição exterior) os 180.000 visitantes que são esperados pela organização poderão encontrar cerca de 2500 veículos para venda entre os habituais expositores de automóveis e motos vintage, clássicas e pré-clássicas. Estarão também presentes cerca de 100 especialistas em manutenção e recuperação, bem como cerca de 300 fornecedores de peças clássicas. Os sectores da arte e automobilia têm vindo a desempenhar um papel cada vez mais importante neste evento, pelo que são esperados este ano cerca de 40 expositores e negociantes em peças artísticas relacionadas com o mundo dos automóveis e as motos, para além de 50 fornecedores de cartazes, folhetos e literatura.
Os fabricantes em destaque
Desde a primeira edição em 1989, que os departamentos de veículos clássicos dos mais importantes fabricantes de automóveis compreendem a importancia da sua presença neste certame alemão, tendo nos últimos anos reforçado a sua representação através da apresentação de modelos de maior relevância histórica, de serviços de manutenção e restauro que disponibilizam nesta área e dos espaços disponibilizados aos clubes oficiais das marcas. Assim, para este ano, a Mercedes-Benz coloca o aniversário dos 60 anos do seu modelo SL como tema central da sua apresentação, através de exposições especiais de toda a gama SL no pavilhão 1. Os destaques incluem um dos dez 300 SL originais construídos em 1952, o SL 500 de Lady Di e um SL 500 da série 107 R com preparação de rally. O mais recente versão SL, apresentado em Janeiro de 2012, em Detroit, também estará presente, numa área de exposição de 4750 m2.
Com o seu departamento histórico BMW Classic, a BMW ocupa tradicionalmente todo o espaço de exposição do pavilhão 12. Ali a marca pretende reforçar o lançamento do seu mais recente série 3 com exposições evocativas do modelo através dos tempos, nas suas diferentes variantes. Também os 40 anos do seu departamento de competição BMW Motorsport GmbH serão devidamente comemorados através de retroespectivas da série Procar e o BMW M1 e de participação na Fórmula 1, com destaque para o mundial cganho em 1983 com Nelson Piquet, num BMW Brabham.
A marca Mini, que pertence ao grupo BMW, está também representada através dos clubes oficiais Mini.
O grupo Volkswagen apresenta as suas marcas no pavilhão 7 sob o tema “elegância desportiva”. A apresentação marca Volkswagen vai ilustrar o tema dos desportos motorizados com seis carros da competição, entre eles um Polo WRC, um Golf II Pikes Peak, um Carocha do Rally de Salzburgo e ainda o Carocha “Ovali” das “Mille Miglia” de 1956. É sob o tema “Bergrennen” (rally de montanha), que a Audi Tradition se apresenta este ano. Automóveis lendários, como o Sport Quattro Pikes Peak, o Auto Union Type C, o Audi “Alpensieger” ou o NSU TT 1300 vão fazer parte da exposição, juntamente com outros automóveis e motocicletas. A Lamborghini fará também parte a exposição com uma história dos motores de 12 cilindros e também automóveis da marca de Sant’Agata Bolognese, para além de apresentar peças de reposição. A Porsche celebra também este ano a passagem de 40 anos do seu icónico modelo Carrera RS com a apresentação de dois modelos vintage de competição Carrera RSR, um de 1973 com 330cv e outro, um Carrera RSR Turbo, com um motor 2100 c.c e 500cv. Estará ainda em exposição um RS 2.7 de 1973 restaurado pelos serviços da marca. O departamento Porsche Classic irá também comunicar a disponibilidade de mais de 35000 peças originais e demonstrar as suas competências de restauro.
A Ferrari, com uma quota de 90 por cento detida pela Fiat, preencherá, como em anos anteriores, o pavilhão 3 com carros de Maranello. O serviço “Idea Ferrari Classiche” deverá também ser apresentado: a certificação de automóveis antigos Ferrari com um “Certificato di autenticità” terá o centro das atenções.
Mais informações em www.siha.de/tce_uk.php
Texto: Jornal dos Clássicos
Imagens: Techno-Classica
no images were found