60º aniversário das 12 horas de Sebring

Eventos 29 Fev 2012

60º aniversário das 12 horas de Sebring

Comemora-se este ano, no próximo dia 17 de Março, o 60º aniversário de uma das mais importantes e emblemáticas provas do desporto automóvel americano e mundial: as 12 horas de Sebring. A edição de 2012 marca a abertura do campeonato American Le Mans Series deste ano e marca o regresso da FIA ao local de nascimento da sua primeira corrida a contar para campeonato mundial de carros desportivos, em 1953, ano em que o circuito de Sebring passou a fazer parte do Campeonato do Mundo FIA para carros desportivos durante os 20 anos seguintes. Segundo Tres Stephenson, presidente e director-geral do circuito, “a história repete-se, em 2012, tal como aconteceu há 58 anos.” Para comemorar a efeméride, o carro vencedor de 1953 está também de regresso a Sebring. Trata-se do Cunningham C4R (chassis 5217), construído ali perto em West Palm Beach, e inscrito pelo americano Briggs Cunningham, que vai estar em exibição nas instalações do circuito. Refira-se que, o Cunningham, com John Fitch e Phil Walters ao volante, cortou a meta com uma margem de apenas uma volta sobre o Aston Martin DB3 de Reg Parnell e George Abecassis. Da exposição na “Legends Galery” farão também parte outros carros vencedores em Sebring.
Ainda em conjunto com a celebração do 60º aniversário das 12 horas de Sebring, esta pista será palco em Outubro de um evento de homenagem aos carros históricos que competiram no lendário circuito – o Festival Sebring Historics. A participação é aberta a todos os carros antigos e históricos que satisfaçam os critérios de elegibilidade usuais para esses tipos de eventos. De acordo com a organização, serão publicadas em breve mais informações no site oficial sebringraceway.com, bem como detalhes acerca do registo de um clássico nesta emblematica prova americana.
Da grelha de partida deste ano das 12 horas de Sebring farão parte construtores como Audi, Peugeot, Toyota, Honda, Nissan e Mazda na classe dos protótipos. Já nas categorias GT serão a Corvette, Ferrari, Porsche, BMW a Aston Martin a liderar o número de inscritos. Mais de 60 carros são esperados para começar a corrida, incluindo o radical DeltaWing.

O carro oficial de Sebring

Refira-se ainda que o Chevrolet Corvette é agora o carro oficial e o “pace-car” oficial de Sebring. O acordo celebrado entre as partes é justificado com a comemoração dos 60 anos do modelo. O nome de Sebring está associado à história da Chevrolet. Foi em 1965 que John Fitch e Walt Hansgen levaram um Corvette até à meta, terminando em nono , mas vencendo a sua classe. Desde então, o Corvette venceu 24 vezes na sua categoria. A equipa Corvette Racing participou pela primeira vez nesta prova de resistencia em 1999, atingindo sete vitórias na classe GT1.
Foi no final dos anos 40 que o engenheiro aeronáutico Alec Ulmann vislumbrou o potencial da, até então, base aérea de treino de Hendricks para sediar uma corrida de resistência, semelhante às 24 Horas de Le Mans.
A primeira corrida em Sebring realizou-se na véspera do ano novo de 1950, atraíndo a participação de trinta carros e tendo apenas metade da duracção da actual. Designada “Sam Collier 6 Hour Memorial race” foi ganha por Fritz Koster e Deshon Ralph num Crosley Hot Shot, levado para a pista por Victor Sharpe.
Foi só em 1952 que a corrida começou a ter a duração de 12 horas, na prova realizada no dia 15 de Março. A característica mais marcante do traçado desta pista é a sua famosa curva de alta velocidade “Turn 17”: uma longa e acidentada curva rápida à direita, com largura suficiente para 3 carros.
Em matéria de recordes, refira-se que ao longo destes 60 anos da prova, precorreram aquela pista 3507 carros, percorrendo uma distancia total superior a 3,85 milhoes de quilómetros, sendo a Porsche a marca que somou mais vitórias na classificação geral.
Interessante é o facto de o Frazer Nash vencedor em 1952 ter feito apenas 3 paragens na box, quando actualmente a média de paragens do carro vencedor se situa entre as 12 e as 15…
Para mais informações consulte www.sebringraceway.com

Texto: Jornal dos Clássicos
Imagem: Porsche

Classificados

Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube