Confirmada a presença em LeMans do Eagle Delta Wing de Dan Gurney

Modernos 14 Out 2011

Confirmada a presença em LeMans do Eagle Delta Wing de Dan Gurney

Está já confirmada apresença do revolucionário Delta Wing nas 24 Horas Le Mans de 2012. Pesando apenas 475kgs e com um motor de 4 cilindros turbo de 1600 c.c. que desenvolve 300 cavalos de potência, este protótipo será o primeiro automóvel a ocupar a recém-criada “posição 56”, uma posição de largada extra destinada a veículos inovadores, fora da competição das outras classes.
A radical concepção triangular do veiculo e o seu baixo peso, aliado à ausencia de ailerons, permite-lhe aumentar a sua eficácia aerodinâmica apresentando valores de  resistencia ao ar muito abaixo do habitual. A velocidade máxima esperada em recta serão uns confortáveis 385 km/h que permitiram ao piloto americano, Duncan Dayton, ombrear com os mais rápidos protótipos convencionais em prova. O ACO – a entidade organizadora da prova – dá assim uma oportunidade a este projecto americano, de atingir novos níveis de eficiencia, em condições de corrida reais, para além dos métodos de propulsão alternativos que têm vindo a ser avaliados – hibrido, biofuel e eléctricos.
Desenvolvido por Ben Bowlby e fabricado pela All American Racers, do ex-piloto americano Dan Gurney, o veiculo será pilotado por Duncan Dayton, um respeitado piloto cuja equipa Highcroft já venceu o campeonato ALMS e ficou segundo nas 12 horas de Sebring deste ano. Dan Panoz está também envolvido como consultor ao projecto.
Mais informações em www.deltawingracing.com

Texto: Jornal dos Clássicos
Imagens: Delta Wing Racing

Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube