4,62 milhões de dólares pelo carro mais antigo do mundo

Mercado 10 Out 2011

4,62 milhões de dólares pelo carro mais antigo do mundo

O automóvel mais antigo do mundo, em estado funcional, rendeu 4,62 milhões de dólares (3.38 milhões de Euros) no leilão Hershey da RM Auctions, nos Estados Unidos, realizado no passado dia 7 de Outubro. Trata-se de um De Dion Bouton et Trepardoux Runabout Dos-a-Dos, a vapor, de 1884. Perante uma sala cheia, este leilão entrou para a história foi atingido este impressionante valor de venda que não só duplicou os valores estimados em pré-venda, como representa um novo recorde mundial para este tipo de veiculo vendido em leilão.
Encomendado pelo empresário francês, conde de Dion e chamado “La Marquise” em homenagem à sua mãe, o veículo de 127 anos foi aplaudido de pé da platéia, quando chegou ao palco do leilão. Partindo de um lance inicial de 500.000 dólares saltou de imediato para 1.000.000. As licitações sucederam-se rapidamente perante os aplausos da multidão, com o martelo a caír nuns extraordinários 4,2 milhões. O preço de venda final de 4,62 milhões dólares inclui 10% de prémios.
“Ficamos muitos honrados por ter-nos sido confiada a venda do automóvel mais importante da coleção do falecido Sr. John O’Quinn. Os principais colecionadores mundiais reconheceram a oportunidade incrivelmente rara que esta venda representava, como se refletiu no modo espirituoso das licitação e no resultado impressionante que foi atingido”, disse após a venda Rob Myers, presidente e fundador da RM Auctions.
O novo proprietário junta-se assim a uma lista de elite em que apenas cinco colecionadores foram proprietários deste “La Marquise” ao longo da sua bem documentada história. Além de ser o carro mais antigo do mundo com motor em funcionamento, o historial do “La Marquise” inclui a participação na primeira corrida automóvel de 1887, onde alcançou uma velocidade máxima de 59 km/h nas retas, juntamente com um duplo galardão no famoso concurso de elegância de Pebble Beach, em 1997. Além disso, o “La Marquise” também concluiu com êxito quatro ligações Londres/Brighton, no Reino Unido.
Para mais informações consulte www.rmauctions.com

Texto: Jornal dos Clássicos
Imagens: RM Auctions

Classificados

Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube