Clássicos • 12 Abr 2022

Clássicos • 30 Set 1996
BMW 328 – Um Mito da Baviera
Em meados dos anos 30 nasce na Alemanha um modelo que ficaria famoso no Desporto Automóvel em todo o Mundo. O 328 da BMW-Bayerische Motoren Werke AG, revolucionava positivamente o conceito do automóvel desportivo, com inovações mais tarde seguidas por outros construtores. Como no magnífico 507 Cabrio dos anos 50, o 328 dos anos 30 aliava à perfeição a beleza e fiabilidade, a qualidade de construção e a vocação desportiva. Timbre BMW que permaneceu durante gerações até ao mais recente Z3, natural herdeiro da grande tradição desportiva da casa bávara.

BMW
A história dos primórdios da marca assenta no nome de Gustav Ottoque em 1911 funda uma empresa aeronáutica nos arredores de Munique. Em 1912, nasce sua vizinha uma outra oportunidade fabril fundada por Karl Rapp, ligada também à aviação. As duas empresas seguem projectos conjuntos quando, em 1916, Otto forma a Bayerische Flugzeug Werke construindo aviões militares equipados com motores fabricados por Rapp que, no Verão desse mesmo ano, decide mudar a designação da sua empresa para Bayerische Motoren Werke-BMW.
As duas empresas permanecem separadas embora cooperantes até 1022 quando um banqueiro Vienense, Castiglioni, as adquire conjuntamente. A entrada no mundo dos veículos motorizados nasce pela construção de motos, sendo o primeiro modelo a BFW Helios com motor de dois cilindros horizontais opostos, fabricado por Max Friz da BMW. Mais tarde Friz aperfeiçoa a Helios em design e, sob a designação BMW R32, é apresentada publicamente no Salon de Paris de 1923. Inicia-se então o prestígio que as motos do fabricante germânico iriam transportar até aos dias de hoje, repleto de sucesso comercial derivado de proezas desportivas como acontecera em 1926 quando nos primeiros cinco anos de produção se vendem 28.000 modelos da BMW R37, um a máquina com tanto palmarés que venceu 573 eventos desportivos.

Será eventualmente por volta de 1928 que a BMW entra na construção automóvel ao adquirir a extinta marca Dixi, obtendo licença para produzir os modelos da marca. Foi através dos ex-Dixi, um Austin Seven inglês produzido sob licença na Alemanha nas versões roadster e open tourer, que a BMW se estreia no mundo dos veículos de quatro rodas. Com pleno sucesso, registe-se, pois, este pequeno veículo fez história desportiva desde cedo, primeiro com a vitória por equipas no Alpine Trial de 1929 – três BMW Dixi entre 200 participantes – e conquistando o primeiro lugar da sua classe no difícil Rali de Monte Carlo edição de 1930, um assinalável êxito que levou os minúsculos BMW a vendas acima das 32.000 unidades em 1932. Nesse mesmo ano, um modelo é proposto à clientela BMW, o 3/20 PS com 20 cv com chassis tubolar e suspensão independente.
Em 1933, estreia-se o motor seis cilindros em linho no modelo 303 de 1200cc que evolui, posteriormente, para a versão de 1500 cc destinado a equipar os 315, com duplo carburador e caixa de quatro velocidades. Surgia o primeiro BMW famoso numa carroçaria que anunciava o estilo 328: o bonito roadster 315 desenhado pelo estilista Reutter capaz de atingir os 120 Km/h. O modelo concorre com assinalável êxito a provas desportivas nessa época e averba vitórias importantes. Juntamente com o seu seguidor, o 319 de 1936, são responsáveis directos pelo sucesso das gamas 326 de 1936 e 327/55 e 327/80 de 1938-41. Quer em estilo, quer na motorização, todos contribuíram para o advento daquele que seria considerado por muitos, ainda actualmente, um dos mais famosos desportivos da marca da Baviera: o BMW 328. Nesta época, na mais modesta gama do modelo 320 de 1937-38 surgia pela primeira vez nova grelha de radiador em forma de dupla oval vertical, desenho frontal que ao longo de gerações marcaria todos os BMW até à actualidade.

328
Como natural corolário de tantos sucessos desportivos, primeiro nas duas rodas, depois no meio desportivo automóvel por toda a Europa, a BMW inicia o estudo de um novo modelo de grande vocação desportiva para competir com as grandes marcas do período e tornar famosa a marca, na melhor tradição dos feitos desportivos de marcas germânicas como a Mercedes-Benz ou a Auto Union. Nasce em 1936, o BMW 328. Na sua apresentação, o 328 mostrava um conjunto de inovações no design aerodinâmico, nas soluções técnicas de construção e na motorização muito vanguardistas em termos do automóvel desportivo de finais de anos 30.

Carácter
O desenho da carroçaria encerrava uma preciosa harmonia de contornos ligados pela projecção de linhas curvas de uma suavidade impressionante, cheias de carácter e belissimamente concebidas, num superior tratamento aerodinâmico. Na versão original, o tratamento estético da carroçaria incluía um compartimento circular específico para colocar na mala traseira, a roda sobressalente escondida com tampa metálica, solução retirada nas versões de anos seguintes que apresentavam a roda a descoberto.
Um modelo elegantíssimo, inequivocamente vocacionado para a velocidade, e de carácter desportivo apresentando um conceito que, avançado para esse tempo, aliava pela primeira vez o prazer da condução desportiva com o máximo conforto do habitáculo, nada comum nos espartanos modelos similares de outros fabricantes desse período. Esta nova e arrojada proposta traduziu para os 328 imediato sucesso entre os desportistas que nele viam um desportivo fiável, o melhor 2.0 litros no seu tempo, e um dos mais agradáveis modelos em condução rápida. O novo BMW tornava-se dia para dia um carismático ganhador, com elegância e classe, que difundia o seu prestígio por toda a Europa…

Um Motor Melhorado
Devido à sua juventude no fabrico de automóveis em 1936, a BMW não criara ainda condições para desenvolver um motor específico para o 328 com 2.0 litros de cilindrada. Assim, a escolha recai sobre o bloco do modelo 319/1 existente, um motor de 2.0 litros que se tornaria uma excelente base de trabalho para equipar os novos BMW desportivos. Rudolf Schleicher havia criado em 1932-33 um motor para o 303 de 1.2 litros que seria posteriormente desenvolvido e melhorado para cilindradas de 1.5 e 2.0 litros.
Fritz Fiedler, desenvolve em simultâneo, a pensar no novo BMW, um chassis tubolar em liga leve surpreendentemente rígido e resistente, magnífico para ser aplicado em modelos desportivos. A conjugação destes dois factores seria a base de trabalho para a criação de 328. O motor de seis cilindros em linha com 2.0 litros dos 319/1 roadster foi dotado de três carburadores horizontais e potência de 55 cv que lhe permitia velocidade máxima na orla dos 130 Km/h, à época, meados da década de 30, um respeitável valor. Este motor seria consistentemente trabalhado para chegar aos valores pretendidos para equipar o novo 328. A potência sobre para os 80 cv, que, aliado a um chassis ultra-leve, mas resistente e a uma carroçaria aberta que retomava as linhas aerodinâmicas do 319/1 de uma forma superior, tornava o 328 num dos mais rápidos desportivos alemães.

As linhas curvas incluíam os faróis dianteiros e traseiros englobados magnificamente no arredondado conjunto. Com intensa classe e estilo muito próprio, podia participar nas provas desportivas com capacidade para chegar a velocidades na casa dos 150 Km/h. Não foi de facto estranho que de 1936 a 1940 o BMW 328 fosse considerado o mais perfeito exemplo do automóvel de corrida no seu tempo, dominando todas as competições de categoria de 2.0 litros.
Estilo Desportivo
A apresentação desportiva do roadster 328, ainda protótipo ocorre na Eifel Race com Ernst Henne aos comandos, o primeiro piloto alemão recordista do Mundo em moto em 1929 com uma BMW 750 bicilíndrica, que averba a primeira vitória para o novo BMW, prenúncio da sua longevidade como modelo ganhador em anos futuros. Henne participa num 328 nas corridas de Nurburgring, onde ganha na categoria 2.0 litros, competindo com os mais afamados pilotos e marcas desportivas desse tempo. No mesmo circuito alemão, em 1939, a grelha de partida para a categoria de 2.0 litros, apresentava quatro 328, alinhados nas quatro primeiras posições. Estava criado o mito de um grande BMW, baseado nos triunfos desportivos que este grande da Baviera averbava em toda a Europa. O 328 começa 1937 a ser fornecido aos grandes pilotos de competição.
O seu estilo não passa despercebido em Portugal sendo importados alguns exemplares destinados a grandes apaixonados de automóveis desportivos e a nomes importantes do nosso automobilismo de competição. A esse propósito fica registado para a história o desempenho e intensa participação em provas desportivas do 328 de 1938, registado com a matrícula EG-10-40, pertencente a Manuel Nunes dos Santos que com ele fez carreira desportiva mantendo a tradição de uma das famílias que mais se envolveu com o Automobilismo Desportivo em Portugal. Este modelo histórico da BMW e histórico para o nosso Automobilismo, encontra-se actualmente em Famalicão, preservado como na origem.

Além Fronteiras Alemãs
O BMW 328 fez de tal forma furor na sua época com as 464 unidades produzidas entre 1936-40 que, antes da II Guerra Mundial e depois do conflito, continuou a ser base de trabalho para outras marcas de renome. Antes da Guerra o BMW 328 foi importado pelo agente da marca em Inglaterra, AFN Ldt., e comercializado sob a designação Frazer Nash-BMW desde1937 com bons desempenhos desportivos no circuito de Brooklands em 1937 durante as corridas de “1.00h/100 milhas” ali disputadas nesse ano. No pós-Guerra as fábricas BMW de Eisenach foram nacionalizadas pelo governo da Alemanha de Leste passando a designar-se EMW e continuando a fabricar modelos 327, mas com motorizações bastante mais modestas. Em Inglaterra e no pós-Guerra, a marca Bristol utiliza os motores do 328 nos seus modelos 400 e 406 que, singularmente, apresentam muitas semelhanças estéticas com o mitológico modelo alemão.
Em 1952, a Bayerischer Motoren Werka-BMW concentra a sua produção em Munique, capital da Baviera, nunca esquecendo que foi nos anos 30 que nasceu o modelo da marca que se tornaria um mito, viajando ao sabor dos tempos sem nunca deixar de ter a classe e o carisma de um grande desportivo. É um dos melhores modelos desportivos de todos os tempos. Um Grande da Baviera que este ano completa 60 anos entre os louros da glória, relembrado e caracterizado por todo o Mundo.
