A paixão, segundo o Sr. Maranello

LifeStyle 14 Mai 1996

A paixão, segundo o Sr. Maranello

Uma colecção temática pode simplificar as coisas para um coleccionador, mas também pode complicá-las… Veja-se o tema Ferrari, cujos modelos, de tanta marca e escala a reproduzir os belos produtos da casa de Maranello, parecem nunca mais acabar… que o digam os nossos convidados para estas linhas – Carlos Barata e Gioanpaolo Georgetti.

Carlos Barata, com 39 anos de idade e com uma paixão pela Ferrari que, em termos de colecção, começou a tornar-se realidade há sete anos e declara, “E há-de continuar!”.

Ah, e não são apenas modelos, porque há sempre outras peças que têm a ver com a marca; Carlos Barata, por exemplo, tem nas suas vitrinas um furgão.



Carlos Barata


Volkswagen, de apoio à marca, ou o camião transportador utilizado pela equipa do Comendador Enzo há uns bons anos – tudo a ver com a Ferrari e não com outra marca qualquer, num “amor platónico” que já vem de longe: – “É uma paixão já muito antiga… sempre gostei da marca, via os Grandes Prémios na televisão e os Ferrari sempre me entusiasmaram! É um mito, mais do que qualquer outra marca, que já vem desde miúdo!…”

A colecção de Carlos Barata conta com cerca de 700 modelos – “Só Ferrari são 660…” – de muitos fabricantes – “De quase todas as marcas, pelo menos das que se vendem em Portugal.”

Em cima o autocarro, o barco, etc


Diga-se, em abono da verdade, que Carlos Barata tentou uma incursão por outra marca de alto gabarito – a Bugatti – mas ficou pela dúzia de modelos, em favor da sua verdadeira paixão.-“O tipo de que gosto mais ?…” – À pergunta obriga o nosso convidado a pensar um pouco… pois, dos Fórmula 1 aos recentes F50, há tanta coisa alinhada nas vitrinas que é difícil escolher… mas a preferência é comum a mais gente na sala: – “As “berlinetas”, dos anos 40, 50…” O modelo mais antigo que tem é o do Ferrari 850, de 1949 e – claro! o F40 é o mais recente…

Quanto à escala favorita, apesar de encontrarmos da 1/160 à 1/5: -“A minha preferida é a 1/43 – estou a tentar atingir o maior número de modelos que há no mercado…” – Quanto ao tema preferido, Le Mans diz algo de especial: – “Estou a debruçar-me sobre os vencedores; tenho uma listagem dos carros que participaram até 1983 e estou a tentar obter outra desde aí até 95. Sei que participaram cerca de 250 carros em Le Mans até 1983 – e tenho cerca de 90…”

Como modelos favoritos, Carlos Barata tem dois amores… -“O 333, da BBR é um dos carros que eu mais gosto… e o 2750, o chamado “Ovo”, da Tron… “Passamos a falar das outras peças – o transportador, as “carrinhas” de apoio – e até de um barco de corrida “…O Arno… que tem motor Ferrari!”

E passamos à documentação -“Tenho cerca de 100 revistas, sobre o mundo automóvel e alguns livros, específicos sobre os Ferrari, que vou comprando, cá e no estrangeiro. Revista sobre a marca só a Ferrari World, que por vezes é difícil de comprar…”

É possível ver a história da marca na competição… pelas miniaturas.

Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube