Clássicos • 16 Nov 2017
Clássicos • 11 Mai 1996
As Nossas Corridas em Ferrari
Invocar a Ferrari em imagens do passado, captadas em circuitos e nos ambientes de corridas, é a ideia que nos deixa este grupo de fotografias. Uma breve amostra de Ferrari que corriam em Portugal nos anos 60 e que recorda muitas outras que haviam corrido com volantes portugueses ao longo da década de 50. Aqui se registam alguns nomes nacionais que usaram carros da marca italiana desde anos 50 e se foca pela imagem, épocas em que os grandes “team” internacionais se deslocavam a Portugal para competir nos nossos afamados circuitos.
Foram muitos os pilotos portugueses que usaram Ferrari ao longo das suas carreiras no Automobilismo Desportivo. A década de 50 foi rica nesse campo, uma vez que foram inúmeras as Ferrari chegadas a Portugal para participar na competição, isto apesar de Portugal ser um pequeno país sem alguma tradição na indústria automóvel. No entanto, Portugal sempre teve uma enorme apetência pelo Mundo Automóvel, as grandes marcas e seus mais reputados modelos. Portugal teve também, desde cedo, bons exemplos de pilotos consagrados, exímios na arte de condução em pista e na competição automóvel…
Nomes Ferrari na competição de anos 50 e 60
Poucos anos decorriam sobre a fundação da Ferrari como marca automóvel e já alguns exemplares chegavam a Portugal. Radicado na cidade do Porto, o representante Ferrari, João Gaspar, importou Ferrari “barchetta” e Coupé, de que o primeiro exemplo chegado a Portugal carroçado pelo estilista Vignale, se preserva actualmente no país no Museu do Caramulo. Nos primórdios da década de 50, Vasco Sameiro, Casimiro de Oliveira, D. Fernando de Mascarenhas, D. Jorge de Monte Real, J. A. Nogueira Pinto, Guilherme Oliveira, José Cabral, Manuel Palma ou Jorge Seixas foram pilotos que pilotaram Ferrari em prova, activamente. Ao longo dessa década, surgiam ainda outros nomes conduzindo modelos Ferrari, Borges Barreto ou Joaquim Filipe Nogueira.
Início da década de 60, novos pilotos e outros Ferrari surgem nas pistas. Horácio Macedo, Jorge Moura Pinheiro, Álvaro Lopes, António Madeira, Aquiles de Brito ou António Peixinho fizeram carreira aos comandos de famosos modelos, ficando para a posteridade.
Entre cerca de duas dezenas de portugueses que foram escrevendo a história Ferrari nas nossas pistas, deixamos imagens de anos 60 captadas em três circuitos famosos.
Imagens que querem prestar tributo neste Especial 50 Anos, a todos os pilotos portugueses que participavam na competição desses tempos aos comandos de algumas das mais notáveis Ferrari. E também aos pilotos estrangeiros que vieram até nós para competir com muitos modelos de nomeada, entre os quais certas (famosas) Ferrari…
Na década de 70, já se não viam Ferrari portuguesas nas nossas corridas e quase todos os modelos que haviam sido de proprietários nacionais, marcos históricos da Ferrari, são gradualmente vendidos para o estrangeiro, saindo de Portugal para nunca mais voltar…
Quantos destes miúdos que espreitam esta Ferrari numa imagem de 1968 são hoje homens que continuam a gostar de automóveis? Talvez todos… Os que neste instantâneo de Vila Real se apinhavam para ver melhor a fantástica Ferrari P4 da David Piper Racing. Piper conduziu este “monstro sagrado”, numa época em que vinha a Portugal a “fina flor” do género…