Clássicos 25 Nov 2018

Tama E4S-47: A inspiração para o Nissan Leaf?

Por Abílio Santos

Após a Segunda Guerra Mundial o Japão passava por um período de escassez de bens e produtos como o petróleo e seus derivados, como era o caso da gasolina.

 

Por outro lado, registava um excedente no fornecimento de energia eléctrica devido a um reduzido número de electrodomésticos e grandes consumidores de energia, como consequências da devastação da guerra. Por isso, o governo  japonês deu um incentivo para a produção de veículos eléctricos, e da Tachikawa Aircraft Company, que em tempo de paz não tinha escoamento para o seu fabrico de aeronaves, foram transferidos cerca de 200 funcionários sendo criada a Tokyo Electro Automobile Co. Ltd., visando o desenvolvimento e produção de um automóvel eléctrico.

 

Em 1947 nascia o veículo eléctrico Tama E4S-47, que atingia um velocidade máxima 35 Km/h, com uma autonomia de 65 Km, com uma única carga. Este veículo eléctrico reflectia a influência da sua origem aeronáutica, como era o exemplo dos compartimentos da bateria, que possuía um de cada lado, por baixo das portas laterais, com um sistema de rolos que permitia a sua troca de modo simples e rápido. Pormenor esse que mereceu os maiores elogios por parte do Ministério do Comércio e Indústria, em 1948.

 

O nome de Tama ficou a dever-se ao nome do local onde estava instalada a fábrica. Quanto à  designação de E4S-47, o E é de eléctrico de quatro lugares sedan e do ano de 1947.

 

Em 1948 era lançado o modelo Tama Júnior, um veículo de passageiros compacto pequeno, enquanto no ano seguinte surgia o Tama Sénior de tamanho médio.O Tama foi produzido até 1951 e foi muito utilizado como táxi.

 

A Tokyo Electro Automobile passou para as mãos da Prince Motor Company em 1951, quinze anos volvidos, em 1966, foi assimilada pela Nissan.

 

previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow
ArrowArrow
Slider

TAGS: Nissan Leaf TAMA E4S-47


PARTILHAR:

Mais Populares

Deixe um comentário

avatar