Volkswagen Cheetah: O filho da Karmann e da Italdesign

Clássicos 07 Nov 2018

Volkswagen Cheetah: O filho da Karmann e da Italdesign

Por Tiago Nova

O Cheetah é um protótipo descapotável, que nasceu de uma colaboração entre a Karmann e a Italdesign, feito com base num Volkswagen Beetle 1600 e utilizando materiais baratos.

 

A Karmann já tinha experiência com a transformação das carroçarias dos Carochas, com o Volkswagen Karmann Ghia, também este resultado de uma colaboração entre três empresas. Esta colaboração, com a Italdesign, nasceu em 1969, para um projecto daquilo que viria a ser o Volkswagen Scirocco em 1974. No entanto pelo meio desenvolveram este pequeno desportivo, que teria um custo de produção mais baixo, sendo apresentado no Salão de Genebra de 1971.

 

Na época Giorgetto Giugiaro, que desenhou este protótipo, tinha uma interpretação muito quadrada e esguia, algo demonstrado no projecto Porsche Tapiro e procedido pelo Alfa Romeo Caimano, apresentado umas semanas depois no Salão de Turin. Estes três têm uma frente bastante baixa e faróis escamoteáveis. O tejadilho do Volkswagen Cheetah era amovível, desenvolvido pela Karmann, e poderia ser guardado entre os bancos.

 

Como utiliza a base do Beetle 1600, o Cheetah está equipado com o mesmo motor boxer com quatro cilindros de 1.6 litors, 1584 cc e debita 50 cv, montado na traseira.

 

No entanto, este projecto nunca avançou para a produção, o que foi uma pena, pois faria concorrência ao Fiat-Bertone X1/9, um modelo que até foi bastante popular na época dele. Actualmente o Cheetah está no museu da Volkswagen.

 

previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow
ArrowArrow
Slider

TAGS: Volkswagen Cheetah


PARTILHAR:

Mais Populares

Deixe um comentário

avatar