2ª edição do livro “Berliet, Chaimite e UMM” à venda em Dezembro

Automobilia 06 Nov 2018

2ª edição do livro “Berliet, Chaimite e UMM” à venda em Dezembro

O extraordinário sucesso comercial e editorial do primeiro livro sobre veículos militares portugueses, ficou bem patente quando a primeira edição do livro “Berliet, Chaimite e UMM – Os Grandes Veículos Militares Nacionais”, de Pedro Manuel Monteiro, esgotou em menos de três meses.

 

Esgotada a primeira edição, e havendo novas histórias e documentos para revelar, está em preparação uma 2ª edição, revista e aumentada, que chegará às bancas antes do Natal.

 

A verdade é que os camiões Berliet-Tramagal, blindados Chaimite e jipes UMM são bem conhecidos dos portugueses pelo seu protagonismo nalguns dos momentos-chave da história recente do nosso país: a guerra de África, o 25 de Abril, o 25 de Novembro e as missões de paz no exterior, incluindo em Timor-Leste.

 

O livro surpreendeu, porém, muitos leitores ao cruzar estas histórias, contadas através de entrevistas a protagonistas, com os episódios menos conhecidos por detrás do seu desenvolvimento e fabrico em Portugal e das inesperadas vendas a países tão distantes como as Filipinas, Peru ou Líbia.

 

A primeira edição de 750 exemplares numerados, foi apresentada, em Abril, no salão Motorclássico, com a presença de Carlos Duarte Ferreira, um dos netos do fundador da mítica Metalúrgica Duarte Ferreira do Tramagal, e do general Pinto Ramalho, antigo Chefe do Estado-Maior do Exército e autor do prefácio.

 

Seguiram-se apresentações da obra – sempre com a presença do autor – em Lisboa (Associação 25 de Abril), Porto (Livraria Ascari), Coimbra (Café Santa Cruz), Tramagal (Museu da Metalúrgica Duarte Ferreira) e no salão Automobilia, em Aveiro.

 

Com resumos de todos os capítulos em Inglês, o livro foi enviado além-fronteiras, tendo rapidamente chegado a Espanha, França, Bélgica, Holanda, Suíça, Brasil e Estados Unidos. Por força da procura, a 2ª edição do livro “Berliet, Chaimite e UMM” conta já com um novo patrocinador, a Fondation de l’Automobile Marius Berliet.

 

Recorde-se que a obra contou, desde a primeira hora, com os apoios institucionais do Exército Português, da Guarda Nacional Republicana, da Liga dos Combatentes, da Associação de Comandos, da Associação de Fuzileiros e da Associação 25 de Abril, assim como os patrocínios da Junta de Freguesia de Tramagal e da Empordef Tecnologias de Informação.

 

A edição do livro “Berliet, Chaimite e UMM – Os Grandes Veículos Militares Nacionais” é um exclusivo do autor, Pedro Manuel Monteiro, em parceria com a editora Contra a Corrente, de Alexandre Coutinho.


TAGS: Berliet Chaimite UMM


PARTILHAR:

Mais Populares

Deixe um comentário

avatar