Livro sobre o Alfa Romeo 8C2300 em Portugal apresentado na Ascari este Sábado

Eventos 06 Set 2018

Livro sobre o Alfa Romeo 8C2300 em Portugal apresentado na Ascari este Sábado

O livro “Alfa Romeo 8C2300 em Portugal” da autoria de José Barros Rodrigues será apresentado no Sábado, dia 8 de Setembro, entre as 11h e as 13h, na Livraria Ascari, no Porto.

 

A chegada dum 8C2300 a Portugal no final de 1932 constituiu uma verdadeira surpresa e alterou drasticamente a relação de valores no automobi­lismo nacional onde sobressaíam o Bugatti 35B de Henrique Lehrfeld e o Bugatti 35C de Alfredo Marinho Junior.

 

Seguiu-se um segundo exemplar, importado pelo amador entusiasta Manuel José Soares Mendes. Adquirido no verão de 1935 foi outro momento importante na tímida valorização do parque automóvel nacional de competição. Finalmente, no final desse ano, chegou um tercei­ro exemplar, também destinado a Vasco Sameiro, com o qual o piloto de Braga voltou a marcar a sua supremacia no automobilismo nacional.

 

A entrada em Portugal de três dessas extraordinárias máqui­nas de competição é um facto histórico de primor­dial importância no contexto do automobilismo desportivo nacional.

 

Por essa razão, com os dados disponíveis, ao longo de 120 páginas, o Eng. José Barros Rodrigues (autor de excelentes obras como “FAP: Os automóveis de Fernando Palhinhas”, “ALBA: uma marca portuguesa de automóveis 1952-1961”, “Manoel Oliveira: Piloto de Automóveis”, “José Abreu Valente e o Porsche 356: dupla sucesso”, “Implantação do Automóvel em Portugal”, entre muitas outras),  faz um estudo do percurso de cada um desses fantásticos veículos que corre­ram com brilho nas mãos de pilotos portugueses.


TAGS: Alfa Romeo 8C2300 Ascari


PARTILHAR:

Mais Populares

Deixe um comentário

avatar