5 factos praticamente desconhecidos sobre a Volvo

Clássicos 07 Ago 2018

5 factos praticamente desconhecidos sobre a Volvo

A empresa escandinava Volvo comemorou 90 primaveras no ano passado. No que se refere à imagem desta insígnia nórdica – fundada por Assar Gabrielsson (economista) e Gustav Larson (engenheiro) – é perfeitamente justo afirmar-se que está ligada a décadas de automóveis sólidos, seguros e sensatos. Este construtor de Gotemburgo tem, diga-se, um sem-número de histórias peculiares. Referenciamos, abaixo, cinco factos menos conhecidos relacionados com a última marca de automóveis sueca ainda em actividade.

 

1. A primeira fábrica de automóveis estrangeiros na América do Norte

1-7818

A Volvo construiu automóveis em Halifax (Canadá) até finais de 1998, altura em que optou por não permanecer em solo canadiano, uma vez que as suas instalações já não eram mais viáveis ali, comparativamente com fábricas maiores do Velho Continente.

 

2. Devemos agradecer à Volvo pelas CVT (ainda que a insígnia sueca não as use)

2-7818

Embora o investimento da Volvo tenha ajudado a tornar as CVT “mainstream”, a relação do construtor de Gotemburgo com as mesmas foi, dir-se-á, breve, na medida em que nos dias de hoje não as usa.

 

3. Os fabricantes suecos eram amistosos

3-7818

A Volvo está intimamente ligada a um concorrente de longa data: a Saab. Tal rivalidade não se pautava por animosidade. Aliás, a divisão aeroespacial da Volvo construiu motores para os jactos militares da Saab.

 

4. Volvo P1800, o “papa-milhas”

volvop1800_9

O famoso Volvo P1800s de 1966, pertencente a Irv Gordon, já fez mais de 5 milhões e 100 mil kms com o motor e a caixa de origem.

 

5. A inovação da Volvo foi importante para a segurança dos mais pequenos

5-7818

Um item que talvez não associe à marca é a invenção da cadeira de criança voltada para trás. Com inspiração nos assentos voltados para trás usados pelos astronautas, a Volvo projetou, em 1967, o primeiro assento destinado a manter as crianças seguras em caso de infortúnio rodoviário.


TAGS: Volvo


PARTILHAR:

Mais Populares

2
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
Luis DiasRui Recent comment authors
Rui
Visitante
Rui

A foto que ilustra o artigo é de um Saab

Luis Dias
Visitante
Luis Dias

Exato! Daí ter sido referido no facto n.º 3 que “A Volvo está intimamente ligada a um concorrente de longa data: a Saab. “