Tudo o que precisa saber sobre o primeiro Suzuki

Clássicos 03 Ago 2018

Tudo o que precisa saber sobre o primeiro Suzuki

A Suzuki nasceu, em 1909, no Japão, pela mão de Michio Suzuki. Este empresário nipónico começou a investir em pesquisa e desenvolvimento de um novo automóvel no ido ano de 1937, mas o início da Segunda Guerra Mundial anulou todos os esforços até então levados a cabo. Na década de 1950, a Suzuki voltaria a ter a ideia de construir um automóvel para o mercado japonês. Foi nessa altura que nasceu o Suzulight, um modelo automóvel que se poderia caracterizar como sendo pequeno, leve e barato de operar.

 

Leve e simples

1_3818

Compacto e leve (pesava menos de 500 quilos). Poder-se-ia descrever assim o Suzulight. Este modelo automóvel foi projectado para ser fácil de guiar e manter, bem como de baixo custo para comprar.

 

O primeiro Suzuki

2_3818

O Suzulight foi o primeiro automóvel que Michio Suzuki desenvolveu. Um dos veículos usados como referência foi um popular modelo britânico, o Austin 7.

 

Dimensões super compactas

3_3818

Apresentando como medidas cerca de três metros de comprimento, 1,30m de largura e 1,40m de altura, o Suzulight enquadrava-se facilmente na legislação concernente a ‘kei cars’.

 

Aumento da produção

4_3818

A produção inicial começou em Outubro de 1955 e foi de 3 a 4 automóveis/mês. No início de 1956, o volume mensal subiu para 30 unidades. Modelos posteriores seriam adicionados, designadamente este TL, em 1959.

 

Quantos Suzulights originais há na atualidade?

5_3818

Há rumores de que apenas subsistem um ou dois automóveis Suzulight originais, sendo que um deles está no Museu Suzuki Plaza, na cidade de Hamamatsu, no Japão.



PARTILHAR:

Mais Populares

Deixe um comentário

avatar