RM Sotheby’s leva a leilão Ferrari 308 de Gilles Villeneuve

Mercado 10 Mai 2018

RM Sotheby’s leva a leilão Ferrari 308 de Gilles Villeneuve

Ao longo de uma década de produção saíram da fábrica de Maranello 13 mil exemplares do Ferrari 308, o que irá a leilão no Mónaco não é apenas mais um, mas aquele que pertenceu a Gilles Villeneuve.

 

Este 308 GTS, número de série #21371, saiu da fábrica a 30 de Outubro de ’78 e foi utilizado por Villeneuve como carro pessoal até 1982. A estreia do piloto canadiano pela Scuderia Ferrari deu-se em ’77, no mesmo ano a marca italiana apresentou o 308 GTS no Salão de Frankfurt. Como prémio da assinatura de contrato pela equipa do “Cavallino Rampante” Enzo decidiu oferecer um a Villeneuve, exemplar que conta com algumas particularidades que o tornam único. O tom escolhido para a carroçaria é uma delas, no 308 de Gilles foi aplicado um vermelho “Rosso Dino”. Segue-se a embraiagem, sendo a mesma do Ferrari BB 512, o motor usado é um V8 de 3.0 litros atmosférico alimentado por carburadores Weber, versão que no velho continente estava homologada com 255 cv de potência.

 

Considerado um dos nomes incontornáveis da história da F1, Gilles morre em 1982, com apenas 32 anos, no circuito belga de Zolder, tendo no seu palmarés seis Grand Prix – Canadá, África do Sul, Oeste, EUA, Mónaco e Espanha. Joddy Scheckter, companheiro de equipa de Gilles, chegou apelidá-lo de “o piloto mais rápido da história do automobilismo” e exemplo disso são as viagens da sua casa em Monte Carlo com destino a Maranello. Villeneuve chegou a fazer a viagem de 430 kms, que por norma demorava quatro horas e meia, em apenas 2 horas e 25 minutos, a uma velocidade média de 180 kms/h.

 

Após a sua morte no Grande Prémio da Bélgica, o 308 GTS foi levado para Maranello, onde permaneceu durante dois anos. Em 1984 o automóvel foi vendido a Michele Superbo e ficou em posse da família até 2010, ano em que encontrou uma nova casa na Dinamarca. Dois anos depois, foi convidado a participar numa exposição especial no museu da fábrica em Maranello.

 

O Ferrari 308 GTS conta com uma rodagem de apenas 37 mil quilómetros e poderá ser licitado a 12 de Maio sem preço mínimo de reserva. A RM Sotheby’s estima que o valor da venda se fixe entre os 300 e 400 mil euros.

 

 

ArrowArrow
ArrowArrow
ArrowArrow
Slider

TAGS: Ferrari 308 GTS Gilles Villeneuve RM Sotheby's


PARTILHAR:

Mais Populares

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

avatar