Lotus 47 do Team Palma apareceu nos EUA e vai a leilão

Mercado 18 Fev 2018

Lotus 47 do Team Palma apareceu nos EUA e vai a leilão

Por Adelino Dinis

Depois de décadas muito discretas, fazendo parte da colecção de David Springett, reputado colecionador de Lotus de competição, o Lotus 47GT 015 finalmente apareceu à superfície.
 
fotor13
 
fotor18
 
Trata-se do mais famoso dos cinco exemplares novos que vieram para Portugal, porque foi aquele que permaneceu com o Team Palma, construído um palmares desportivo longo e repleto de sucessos.
 
O Lotus 47GT era a versão de competição do Lotus Europa (Lotus 46), tendo várias diferenças relativamente ao modelo de estrada.
 
fotor4
 
Equipado com um motor twin cam de 1,6 litros, capaz de desenvolver cerca entre 165 e 180 cavalos, o Lotus 47GT combinava um comportamento excepcional com baixo peso (cerca de 600 kg) e uma aerodinâmica de referencia (Cx 0,29).
 
fotor11
 
Os sucessos internacionais em 1966 foram um cartão de visita do modelo, que teve a preferência de diversas equipas privadas na temporada seguinte.
 
fotor19
 
A Palma & Morgado recebeu quatro encomendas, às quais se juntou mais uma unidade, para a sua equipa.
 
Este exemplar com o chassis GT-015 foi primeiramente utilizado por Luís Fernandes, que com ele venceu em Vila do Conde (1967) e na Granja do Marquês (1968).
 
Em 1969 passou para Ernesto Neves e, em 1970, para contrariar a perda de competitividade do modelo, foi trocado o motor Lotus Twin Cam por um FVA, que lhe deu novo alento.
 
fotor22
 
Todavia, também a nível internacional, a competitividade do Lotus 47 foi bastante fugaz, sobretudo com o surgimento de automóveis como o Porsche Carrera 6.
 
O Lotus 47GT do Team Palma permaneceu no activo até 1975, sendo conduzido por diversos outros pilotos.
 
Restaurado em 2005, recuperando as especificações originais (incluíndo um motor Twin Cam) este exemplar mantém as cores do Team Palma e todos os equipamentos da sua época no nosso país, desde os cintos de segurança Britax às legendas em português dos diversos comandos na consola.
 
fotor20
 
fotor15
 
fotor16
 
fotor10
 
fotor14
 
Vai ser uma ds curiosidades do leilão da Bonhams em Amelia Island, no dia 8 de Março. A estimativa da leiloeira aponta para um valor entre os 100 e os 140 mil euros.
 
fotor8
 
fotor2
 


TAGS: Ernesto Neves Lotus Lotus 47 Luis Fernandes Team Palma


PARTILHAR:

Mais Populares

Deixe um comentário

1 Comentário em "Lotus 47 do Team Palma apareceu nos EUA e vai a leilão"

avatar
António Sapiri
Visitante

Eu andei neste carro com o Luís Fernandes. As cores do team Palma não eram estas. O carro tinha injecção e não carburadores.