Exposição “Motos de Portugal” na Casa do Design em Matosinhos

Eventos 06 Out 2017

Exposição “Motos de Portugal” na Casa do Design em Matosinhos

A Casa do Design em Matosinhos tem actualmente a decorrer a exposição temporária “Motos de Portugal”, dedicada às motos nacionais, com organização a cargo da Câmara Municipal e da ESAD Idea.
 
Catálogos, vídeos, cartazes, fotografias e alguns exemplos de motos fabricadas em Portugal e utilizadas quer como veículo de lazer quer como veículo de trabalho, podem ser vistos na exposição “Motos de Portugal” até ao dia 27 de Janeiro.
 
Inaugurada hoje pelo Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Eduardo Pinheiro, a exposição apresenta uma visão, visão da produção nacional de motociclos, enquadrada na história do século XX em Portugal e no mundo.
 
Com curadoria do designer e docente da ESAD/Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos Emanuel Barbosa, a exposição, “pensada como uma experiência”, retracta a evolução da indústria nacional de motociclos, desde o início do século XX, atingindo o seu apogeu entre as décadas de 60 e 80 e extinguindo-se no final do século.
 
Além das motos nacionais, estão ainda expostas outras marcas internacionais que, segundo Emanuel Barbosa, permitiram à indústria nacional “desenvolver os seus conceitos”, nomeadamente ao nível do design. Já Pedro Pinto, consultor da exposição, salientou que “a moto não é só transporte, é também arte”.
 
Para Eduardo Pinheiro, esta exposição “é mais um passo nesta caminhada da Casa do Design”, apresentando, mais uma vez, “objectos do quotidiano” que fazem parte da memória colectiva.
 
Na cerimónia de inauguração marcaram ainda presença a Presidente da Assembleia Municipal, Palmira Macedo, o Vice-presidente da Autarquia e Vereador da Cultura, Fernando Rocha, entre outros convidados.
 
A entrada para a exposição é livre. A exposição pode ser visitada no seguinte horário: segunda a Sexta-feira, entre as 9 horas e as 12h30 e das 14 horas às 17h30. Nos Sábados, o horário passa a ser das 15 às 18 horas. Aos Domingos e feriados está encerrada.
 
Veja a galeria de imagens da exposição em baixo.
 

ArrowArrow
ArrowArrow
ArrowArrow
Slider


TAGS: Motos portuguesas


PARTILHAR:

Mais Populares

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

avatar