Espantoso Buick descoberto no deserto

Clássicos 09 Ago 2017

Espantoso Buick descoberto no deserto

Há quem compare um automóvel elegante a uma escultura: ambos comunicam com o mundo exterior através da sua forma física. E se para alguns modelos, essa forma resume-se a uma capa de funcionalidade, para outros eleva o espírito de quem a vê. É o caso do Buick Special Streamliner, desenhado por Norman Timbs. Considerado como uma obra de arte, o modelo regressou à estrada após um apurado restauro, que lhe devolveu a beleza escondida por anos de abandono no deserto.
 
Engenheiro de profissão, Norman Timbs começou por estar associado ao famoso Preston Tucker, dono da Tucker Automobiles e inventor do Tucker 48 Sedan (também conhecido como Tucker Torpedo). Mais tarde Timbs focou-se na construção de Specials, para as corridas em Indianápolis, o que lhe valeu vários prémios na IndyCar.
 
O projecto do Buick Special Streamliner teve início por volta de 1944, com Timbs a tomar inspiração nos famosos modelos de Grande Prémio alemães, tais como o Auto Union Type C ou o Mercedes-Benz W25. Seguindo os mesmos princípios aerodinâmicos, Timbs começou por construir maquetas em barro e madeira, passando depois para modelos à escala. O chassis final foi trabalhado à mão, utilizando tubos utilizados na indústria aeronáutica, enquanto a carroçaria foi moldada à mão em alumínio por Emil Diedt. Elementos mecânicos como travões e direcção foram retirados de um Mercury, ao passo que o motor foi doado por um Buick V8, de 1948. Colocado na traseira, o bloco era suficientemente potente para que o Streamliner atingisse os 200 km/h de velocidade máxima.
 
Em meados da década de 50, o Buick Special Streamliner foi pintado de branco e comprado por Jim Davis, um oficial da força aérea norte-americana, da Califórnia. Anos depois terá sido abandonado e deixado ao sol do deserto, onde terá ficado até 2002, ano em que foi descoberto e vendido pela Barrett-Jackson. Apresentando 90 por cento da carroçaria original intacta, o modelo foi restaurado. Em 2010 ganhou no Amelia Island Concours o prémio para Melhor Carro Aberto.
 


TAGS: Buick


PARTILHAR:

Mais Populares

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

avatar
wpDiscuz