Os protótipos TT mais loucos da União Soviética

Clássicos 16 Mai 2017

Os protótipos TT mais loucos da União Soviética

Durante a Guerra Fria, o governo central da União Soviética tinha todas as empresas automóveis sob controlo directo, pelo que era habitual as fábricas serem convocadas para desenvolverem veículos com funções especiais para usos militares ou das autoridades.
 
Já que grande parte do território da União Soviética ficava nas zonas remotas da Ásia Central e da Sibéria, muitos destes veículos especiais tinham capacidades adaptadas para o todo-o-terreno, num nível que nem sequer a Land Rover e a Jeep se preocuparam em replicar.
 
Muitos destes protótipos foram desenvolvidos nos anos 50, durante os “reinados” de Joseph Stalin e Nikita Krushchev. Sendo veículos pesados de origem, os camiões da ZIS e da sua sucessora ZIL eram os preferidos para receberem modificações, incluindo sistemas de tracção integral, pneus especializados para neve ou capacidades de vau aumentadas.
 
Alguns veículos não tinham nada a ver com os modelos civis e tinham aplicações exclusivamente militares, inclusive transportes individuais e blindados com três eixos, ou com as rodas substituídas por lagartas.
 
Outras marcas especializadas em veículos pesados também contribuíram, incluindo as desaparecidas KrAZ e NAMI, ou a GAZ, que ainda hoje existe e que produz veículos industriais e comerciais ligeiros e pesados. Existem também veículos com base IMZ, também conhecidos como Moskvitch, que eram construídos na mesma fábrica das espingardas e metralhadoras Kalashnikov.
 
Veja abaixo a galeria de imagens para conhecer alguns destes protótipos TT.
 

ArrowArrow
ArrowArrow
ArrowArrow
Slider


TAGS: União Soviética


PARTILHAR:

Mais Populares

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

avatar
wpDiscuz