Museu do Caramulo inaugura este Sábado exposição “Speed Lines” de Alex Wakefield

Eventos 14 Mar 2016

Museu do Caramulo inaugura este Sábado exposição “Speed Lines” de Alex Wakefield

O Museu do Caramulo vai inaugurar no próximo Sábado, dia 19 de Março, pelas 17h00, a exposição temporária “Speed Lines”, do artista norte-americano Alex Wakefield.
 
A inauguração, que irá contar com a presença do próprio artista, é composta por mais de dez peças que, de forma exímia, fazem a ligação entre a colecção de arte que o Museu do Caramulo expõe e a sua colecção automóvel.
 

Para Tiago Patrício Gouveia, director do Museu do Caramulo, e na linha de acção da exposição temporária “Air Drive” do artista francês Renaud Marion, exposta neste museu em 2015, “o Museu do Caramulo vem novamente acolher um artista internacional, abrindo assim as portas a novos horizontes artísticos”. Além disso, acrescenta que se trata da “estreia absoluta do artista norte-americano, pois é a primeira vez que expõe os seus trabalhos, não só em Portugal, mas a nível mundial, pelo que esperamos uma grande receptividade por parte do público”.

 
A exposição “Speed Lines” mostra-nos não só o incontestável lado artístico e talentoso de Alex Wakefield, mas também uma inesperada liberdade no que toca à interpretação dos pontos de vista, pois muitos dos ângulos das suas pinturas nunca seriam possíveis de ser fotografados ou fisicamente visualizados, sendo por isso um exercício puro de imaginação.
 
Através das suas pinturas, Alex Wakefield transporta-nos para dentro das corridas, num emaranhado de cores, sons, velocidade e excitação, fazendo parecer que realmente presenciámos estes grandes momentos históricos.
 
O artista Alex Wakefield estará em Portugal para a inauguração da exposição e disponível para realizar entrevistas presenciais ou por telefone. No Sábado e Domingo (dias 19 e 20) estará no Caramulo e na Segunda-feira seguinte em Lisboa, pelo que o agendamento de entrevistas com o artista deverá ser solicitado através dos contactos do Museu do Caramulo.
 
Esta exposição temporária é produzida pelo Museu do Caramulo com o apoio da EdC – Associação de Eventos do Caramulo, do banco BPI, do Jornal dos Clássicos e da Câmara Municipal de Tondela.
 
Sobre o Artista
 
Natural de Iowa, EUA, e fã dos desportos motorizados, desde novo que Alex Wakefield se sentiu atraído e fascinado por toda a maquinaria, pelas corridas e pelas histórias que se criavam à volta destas, fossem elas feitas de automóveis ou motos. Foi esta a faísca que, mais tarde, se viria a converter na sua arte de captar a velocidade nas linhas dos seus desenhos e pinturas, retratando alguns dos grandes momentos, dos grandes circuitos e dos grandes pilotos da história da competição. Mais informação em www.motorart27.com.
 
Sobre o Museu do Caramulo
 
Com mais de 60 anos de existência e visitado por mais de um milhão e meio de pessoas, o Museu do Caramulo alberga no seu espólio uma colecção de arte, uma colecção de automóveis, motos e bicicletas e uma colecção de brinquedos antigos. O Museu do Caramulo produz ainda, de forma regular, exposições temáticas e temporárias, e organiza vários eventos como o Salão Motorclássico, o Caramulo Motorfestival, o Espírito do Caramulo, a Noite dos Museus ou o Rider. Mais informação em www.museu-caramulo.net.

Classificados

Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube